quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MINHA NOSSA!

Se há uma coisa que me deprime é o egoísmo coletivo.

Já ouvi falar em inconsciente coletivo, transporte coletivo, substantivo coletivo e mais alguns, mas do egoísmo coletivo, sinceramente, só me dei conta agora.

Isso aconteceu quando eu estava rezando para sair dessa logo, que depressão é coisa ruim mesmo. Aí eu pedi: “Minha Nossa Senhora, me ajude a sair deste buraco que me deixa abestalhada e...”

Peraê.

Desde os tempos da catequese que Nossa Senhora é chamada Nossa Senhora porque é a Mãe de todos, sem distinção de ninguém. Que negócio é esse de MINHA Nossa Senhora?


O egoísmo é tanto que a gente nem se dá conta do que está dizendo. Que significado pode ter a expressão Minha Nossa? O que é pior: Não é uma expressão usada apenas em português! “My goodness”, por exemplo, é traduzido por Minha Nossa!

Nossa Senhora, por ser quem é, pode até relevar, compreender nossa carência afetiva etc. Mas a minha psiquiatra viu nisso uma tempestade num copo d´água, daquelas que só os problemáticos fazem, sabe?

O problema é que, depois de rezar, fiquei meditando sobre quem começou com esse negócio de Minha Nossa. O Lula não pode ser, porque a expressão é bem mais antiga.

Ta legal, a culpa só pode ser de algum cristão. Aliás, se a questão é culpa, ela é sempre de algum cristão, não importa a que se refere a culpa.

O que eu quero mesmo é uma explicação pra isso. Peço aos estudiosos de plantão que me esclareçam o significado da expressão Minha Nossa, antes que eu tenha um treco. É por isso que hoje, excepcionalmente, vou adiar o tipo de tortura que eu gostaria de fazer com quem inventou um troço desses. Vou esperar por uma explicação plausível. Se ela não vier...



A imagem foi surrupiada do Blog da Canção Nova

Além de não ter minha câmera para as fotos do blog, também não sei desenhar. Um dia descubro que talento eu tenho. Devo ter algum. Mas só vou descobrir depois de muita fluoxetina.